faxina

A limpeza da casa é fundamental para garantir um ambiente saudável, confortável e seguro para os moradores. Além disso, uma boa faxina ajuda a prolongar a vida útil dos itens da casa e melhorar sua aparência.

Quer aprender a fazer uma faxina de qualidade no seu lar de forma descomplicada? Então continue a leitura e veja nosso passo a passo.

Monte um cronograma para organizar a faxina

Para tornar o trabalho mais simples e eficiente é importante começar montando seu cronograma de limpeza doméstica. Anotar a frequência de cada tarefa é uma ótima forma de saber o que precisa ser feito diariamente, semanalmente, mensalmente etc. Assim, também fica mais fácil definir quando uma limpeza leve basta e quando é necessário uma faxina pesada.

Para montar seu cronograma é necessário determinar os dias em que as tarefas serão realizadas e a periodicidade de sua execução. Desse modo, num dia você foca na limpeza da cozinha, no outro do banheiro e assim sucessivamente.

Quando tiver mais tempo sobrando recomenda-se priorizar os itens mais trabalhosos como janelas e o interior de eletrodomésticos e armários.

Veja as principais tarefas que costumam compor um cronograma de limpeza:

  • Tarefas diárias: arrumar a cama; organizar as roupas e demais objetos espalhados; lavar, secar e guardar a louça; limpar as pias da cozinha e do banheiro; retirar o lixo etc.;
  • Tarefas semanais: tirar o pó dos móveis e eletrodomésticos; fazer uma faxina geral do banheiro; trocar toalhas e roupas de cama; lavar a roupa; varrer/aspirar e passar pano no piso da cozinha, sala, quartos etc.;
  • Tarefas mensais: higienizar geladeira, forno e micro-ondas por dentro; limpar os armários da cozinha e quartos por dentro; limpar as janelas e portas dos cômodos; lavar cobertores, cortinas e capas das almofadas; higienizar sofás e poltronas; retirar e limpar tapetes etc.

Separe os materiais necessários para a faxina

Além de organizar um cronograma de limpeza, antes de iniciar a faxina também é preciso separar os materiais que serão usados. Destacamos que para sua segurança é fundamental conferir o modo de uso dos produtos de limpeza nos seus rótulos.

Veja a seguir uma lista dos principais itens necessários para fazer a limpeza do seu lar:

  • Esponjas;
  • Luvas de limpeza;
  • Escova de vaso sanitário;
  • Espanador;
  • Vassoura;
  • Panos de microfibra;
  • Pano de chão;
  • Flanela;
  • Rodo;
  • Aspirador de pó;
  • Desinfetante multiuso;
  • Água sanitária;
  • Lustra-móveis;
  • Detergente neutro;
  • Limpa vidros.

Faça faxina em um cômodo por vez

Limpar um cômodo de cada vez pode ajudar a manter o foco e a concentração, o que tende a aumentar a eficiência da limpeza.

Quando você se concentra em um cômodo por vez, pode dedicar mais tempo e atenção à limpeza detalhada de cada canto. Assim, é possível remover a poeira e sujeira acumuladas com maior eficácia.

Veja a seguir o passo a passo de como limpar os diferentes cômodos da sua casa.

Cozinha

A cozinha é um dos espaços mais utilizados e que acumulam mais sujidades em uma casa. Também trata-se do local onde os alimentos são armazenados, preparados e consumidos. Por isso, a faxina na cozinha deve ser muito bem organizada e executada. Veja como realizá-la:

  1. Lave os utensílios: Lave todos os utensílios de cozinha que estiverem sujos, incluindo panelas, talheres, copos e pratos. Utilize água quente e detergente para remover todas as sujidades e manchas.
  2. Remova os itens e limpe as superfícies: Retire tudo o que estiver em cima das bancadas, da mesa, do fogão e da pia. Em seguida, limpe as superfícies com uma solução de água e detergente ou um desinfetante. Certifique-se de limpar todas as manchas, respingos e sujeira visível.
  3. Higienize os eletrodomésticos: Limpe a parte externa de eletrodomésticos, como fogão, geladeira, micro-ondas, lava-louças etc. Se for necessário, retire as prateleiras e gavetas e lave-os com água e detergente.
  4. Limpe a pia: A pia é um dos locais mais utilizados na cozinha, portanto, deve ser limpa com muito cuidado. Higienize a pia com uma esponja e uma solução de água e desinfetante. Em seguida, faça o enxágue.
  5. Limpe os armários e as gavetas: Higienize o interior dos armários e gavetas, remova todas as sujeiras e organize-os. Você pode usar uma solução de água e detergente para higienizá-los.
  6. Higienize o piso: Por fim, faça uma boa limpeza de piso usando um pano umedecido com desinfetante. Caso seja necessário, utilize uma escova com água sanitária para remover as manchas mais difíceis.

Sala

Uma sala limpa e organizada é muito mais agradável e pode fazer com que a casa pareça mais convidativa e confortável. Entenda como limpar essa importante área da casa:

  1. Remova todos os objetos soltos: Comece retirando todos os itens soltos, como objetos decorativos, almofadas, livros, revistas etc. Coloque-os em um ambiente seguro, distante do local que você irá limpar.
  2. Retire e higienize tapetes e carpetes: Remova os tapetes e carpetes na sala. Posteriormente, limpe-os com um aspirador de pó ou, caso seja necessário, coloque-os para lavar.
  3. Limpe o pó: Use um espanador, flanela ou pano de microfibra para retirar o pó de todas as superfícies, incluindo mesas, prateleiras, molduras e outros objetos decorativos. Não se esqueça de limpar as partes superiores dos móveis e das luminárias.
  4. Higienize janelas e espelhos: Limpe as janelas e espelhos com limpa-vidros e um pano de microfibra.
  5. Limpe os móveis: Use um pano com lustra-móveis para limpar os móveis, sobretudo aqueles que acumulam mais sujeira, como mesas de centro e laterais.
  6. Limpe o chão: Varra o chão ou passe o aspirador para remover poeira e pelos. Em seguida, passe um pano com desinfetante ou utilize um produto específico para o seu tipo de piso.
  7. Retorne os objetos: Por fim, devolva todos os objetos aos lugares de origem, garantindo que a sala esteja organizada e livre de itens em excesso.

Quarto

Você sabia que o quarto é o local em que passamos cerca de 1/3 da nossa vida? Por isso, é fundamental para nossa saúde e bem-estar manter esse cômodo sempre bem limpo e organizado. Entenda como fazer uma faxina no quarto em alguns passos simples:

  1. Organize as roupas: Comece organizando as roupas. Separe as roupas sujas e coloque-as para lavar. Depois, arrume as roupas limpas em gavetas ou armários.
  2. Remova a roupa de cama: Retire a roupa de cama usada e coloque-a para lavar. Se possível, escolha um dia ensolarado para lavá-la e deixá-la secar ao ar livre.
  3. Tire tudo do lugar: Retire todos objetos do quarto, incluindo itens de decoração, calçados, livros etc.
  4. Retire a sujeira das superfícies: Passe um pano com lustra-móveis em todas as superfícies do quarto, incluindo armários, mesas de cabeceira, cômoda, escrivaninha etc. Se for necessário, utilize um pouco de desinfetante para remover eventuais sujeiras incrustadas e manchas das superfícies.
  5. Limpe as janelas e o espelho: Limpe as janelas e o espelho com um pano de microfibra e um produto limpa-vidros. Passe o pano cuidadosamente para remover todas as sujeiras e manchas existentes.
  6. Higienize o piso: Varra ou aspire todo o quarto, prestando atenção especial aos cantos e áreas atrás da mobília. Em seguida, passe um pano úmido com desinfetante no chão.
  7. Organize tudo novamente: Após limpar tudo, organize novamente os itens que foram retirados inicialmente. Devolva aos seus lugares livros, itens decorativos, calçados etc.
  8. Troque a roupa de cama: Por fim, coloque uma roupa limpa na cama.

Banheiro

O banheiro é um local onde bactérias e fungos podem se proliferar facilmente devido ao acúmulo de umidade e sujeira. Por isso, limpar bem esse cômodo ajuda a reduzir a propagação de germes e a manter o ambiente mais saudável. Veja como fazer uma boa faxina no banheiro:

  1. Remova todos os itens: Comece retirando todos os itens do banheiro, como toalhas, tapetes, itens de higiene pessoal e a lixeira.
  2. Aspire/varra o chão: Passe um aspirador ou varra o chão para remover sujeiras e cabelos soltos.
  3. Limpe a pia e o espelho: Lave bem o interior e exterior da pia com uma esponja e detergente. Após a secagem, repita o procedimento usando desinfetante. Em seguida, limpe o espelho com um pano e um limpa-vidros. Certifique-se de limpar todas as áreas, incluindo embaixo e ao redor da torneira e do ralo.
  4. Limpe o vaso sanitário: Utilize uma esponja com desinfetante para limpar a parte externa do vaso sanitário. Use água sanitária e uma escova para remover manchas e demais sujidades do interior do vaso. Posteriormente, dê uma descarga, aplique desinfetante e finalize a escovação.
  5. Limpe o box: Utilize uma esponja com detergente para limpar as paredes do box. Esfregue com uma escova para remover a gordura e demais sujeiras acumuladas.
  6. Lave e seque os itens retirados: Lave as toalhas, tapetes, lixeira e demais itens do banheiro. Em seguida, seque-os bem antes de devolvê-los aos seus lugares.
  7. Passe um pano no piso: Use um rodo com pano e desinfetante para limpar o chão do banheiro. Após a secagem, repita o procedimento usando água sanitária. Se for necessário, esfregue os azulejos com uma escova e água sanitária.
  8. Organize os itens retirados: Por fim, organize os itens removidos inicialmente. Certifique-se de devolver tudo aos seus devidos lugares.

Se precisar, chame uma diarista para fazer a faxina

Sem tempo para colocar em prática as orientações de limpeza que apresentamos ao longo do texto? Então, chamar uma diarista profissional pode ser a melhor opção para o seu caso.

Contratar uma diarista regularmente permite manter sua casa sempre limpa e organizada. Isso é especialmente útil para você que possui uma rotina corrida e não tem tempo para se dedicar à limpeza com frequência.

Contratar uma diarista para fazer a faxina do seu lar tem diversas vantagens, como:

  • Economia de tempo: Contratar uma diarista pode economizar tempo precioso que seria gasto faxinando a casa. Desse modo, você pode se concentrar em outras atividades, como trabalho, estudos ou lazer.
  • Qualidade na limpeza: Uma diarista profissional pode fornecer uma limpeza mais profunda e completa da casa. Ela tem experiência e habilidades necessárias para garantir a máxima limpeza.
  • Flexibilidade na contratação: Você pode contratar uma diarista de acordo com sua disponibilidade e necessidade. Ela pode trabalhar em horários específicos e em dias escolhidos, dependendo da sua agenda.
  • Redução dos custos: Contratar uma diarista é bem mais econômico do que manter uma empregada doméstica em tempo integral. Isso ocorre porque o empregador não precisa arcar com os custos trabalhistas como férias, auxílio transporte, 13º salário etc.
  • Menos riscos legais: Ao contratar uma diarista, você reduz muito os riscos legais envolvidos. Nessa modalidade de contratação, não é necessário lidar com obrigações trabalhistas que seriam exigidas ao contratar uma empregada doméstica.

Conclusão

Ao longo do texto você viu como montar seu cronograma de limpeza e quais os itens necessários para fazer uma boa faxina. Posteriormente, conheceu o passo a passo de como limpar os cômodos da sua casa. Por fim, entendeu as principais vantagens de contratar uma diarista profissional para ajudá-lo na limpeza.

Agora só falta você conhecer os serviços de limpeza da AHOY! Serviços Expressos. O aplicativo de faxina AHOY! conecta você com as diaristas mais confiáveis e qualificadas da sua região.

Nossas profissionais parceiras são checadas pelo nosso setor de RH e avaliadas pelos nossos clientes a cada serviço realizado.

E então, está esperando o que para aproveitar todas as vantagens de ser um cliente da AHOY!. Baixe nosso aplicativo de diarista clicando no botão abaixo e experimente!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *